Argentina, Brasil e Venezuela celebram 10 anos da derrota da Alca; ato acontece hoje em São Paulo

Em 2015 completam-se 10 anos da vitória da América Latina sob a tentativa dos Estados Unidos em dominar economicamente a região. Durante a realização da 4ª Cúpula das Américas, ocorrida na cidade de Mar del Plata, na Argentina, os presidentes da região, liderados por Hugo Chávez, Néstor Kirchner e Luiz Inácio Lula da Silva disseram não à Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

Para celebrar a data histórica, movimentos sociais de vários países como a Argentina, Brasil e Venezuela estão preparando atos que reforçam a luta anti-imperialista e a importância da integração latino-americana e caribenha.

argentina1
“A derrota da Alca significou a conquista de um novo ciclo político na América Latina e Caribe por este motivo ela merece ser reverenciada”, sublinhou o secretário de Juventude da CTB, Vitor Espinoza que está em Buenos Aires participando das atividades desta quarta e quinta-feira, organizadas pela CTA (Central dos Trabalhadores da Argentina).

Na Venezuela, a CBST (Central Bolivariana Socialista dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cidade, Campo e Pesca), realiza, desde a última terça (3), um seminário internacional com o tema “A crise global e uma nova ordem mundial”.

assis1

O evento conta com a participação de dirigentes de vários países entre eles o brasileiro Assis Melo, que representa a CTB. Segundo ele, a troca de experiências está sendo muito válida, pois diante do atual cenário, “lembrar desta importante vitória contra o imperialismo é renovar as bandeiras de luta do movimento sindical classista”, frisou.  

Já no Brasil, acontecerá um ato público nesta quinta-feira (5) na Praça do Patriarca centro da capital paulista, que também refletirá os desafios atuais para a região.
A atividade, que tem a participação da CTB, contará com música, artes circenses, teatro, panfletagem e uma caminhada pelo centro da cidade. A concentração é a partir das 15 horas. Acesse o link do evento no facebook.

Érika Ceconi – Portal CTB 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.