CTB promove seminário no FSM para debater políticas sociais inclusivas

A CTB, em parceria com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), promoveu nesta quinta-feira (28), em Túnis (Tunísia), durante o Fórum Social Mundial, o seminário “A Luta pela Paz: As Políticas Sociais Inclusivas e o Papel da Ciência e Tecnologia na Soberania dos Povos”.

O seminário foi realizado na Universidade El Manar da Tunísia e coordenado pela secretária adjunta de Finanças da CTB e dirigente da Fenafar, Gilda Almeida, e contou com as exposições de Murilo Celso de Campos Pinheiro (presidente da CNTU), Carlos Rogério Nunes (secretário de Políticas Sociais da CTB) e Luziele Maria de Souza Tapajós (presidenta do Conselho Nacional de Assistência Social).

Além da mesa inicialmente prevista para o debate, foram convidados a participar do seminário dois representantes de outras centrais sindicais brasileiras (Cícero Pereira, pela UGT, e João Peres, pela FS). A secretária da Mulher Trabalhadora da CTB, Raimunda Gomes, também participou do evento.

fsm tunisia 4

O seminário foi acompanhado por participantes de países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, França e Itália. O debate sobre as políticas sociais inclusivas foi feito pelo por Carlos Rogério Nunes. O presidente da CNTU discorreu sobre o papel da ciência e tecnologia para o país. Gilda Almeida, por sua vez, falou sobre a política de acesso ao medicamento, tendo como fundo de debate a Lei de Patentes.

Impressões gerais

Carlos Rogério Nunes destacou que há mais de 20 sindicalistas ligados à CTB na Tunísia, acompanhando de perto os debates do FSM e contribuindo com seu ponto de vista classista. Segundo o dirigente, tem sido uma experiência bastante rica conviver com os tunisianos, já que faz apenas dois anos que o país ajudou a protagonizar a chamada “Primavera Árabe”.

“A Tunísia vive um momento muito interessante por conta dessas transformações recentes. Temos visto de perto a atuação dos estudantes, dos desempregados. Temos que destacar também a boa receptividade que tivemos aqui, além do bom nível de organização do evento”, destacou.

O dirigente da CTB também chamou a atenção para a curiosidade que o Brasil tem despertados em diversas mesas de debate, em especial pelo sucesso das políticas sociais do país ao longo da última década. “Temos dialogado bastante com os companheiros de outras partes do mundo, no sentido de explicar que as conquistas que obtivemos vieram com muita luta e organização, em especial por parte da classe trabalhadora no Brasil, da unidade das centrais e do diálogo com os movimentos sociais”, comentou.

Portal CTB