Cuba realiza encontro sobre 10 anos de derrota da Alca; assista ao vivo

A capital cubana Havana receberá, entre os dias 20 e 22 de novembro, representantes do movimento social de toda a América Latina para homenagear os 10 anos de derrota da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

A CTB irá participar do encontro por meio de seus delegados e delegadas. “ Esses eventos que resgatam a derrota do projeto Alca ocorrem num momento importante, pois para o império estadunidense esta derrota não significou sua passividade”, expressou o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira ao fazer referência aos acordos e tratados bilaterais que, segundo ele, têm “a mesma essência da Alca”, como o Tratado Transpacífico de Livre Comércio (TPP, sigla em inglês), anunciado em outubro.

Esta negociação, feita de maneira discreta há quase 5 anos, já tem a participação da Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura, Estados Unidos e Vietnã. Segundo o dirigente sindical, o tratado representa uma ameaça às economias regionais.

Na opinião do sindicalista “não basta comemorar [ a derrota da Alca], o movimento social precisa continuar a denunciar e disputar uma América Latina soberana, solidária e complementaria”, expressou.

Outros países da região como Brasil, Venezuela e Argentina também fizeram atos para lembrar daquele 5 de novembro de 2005, data em que líderes como Hugo Chávez, Lula e Néstor Kirchner decretaram o fim da Alca, durante a 4ª Cúpula das Américas, realizada em Mar del Plata na Argentina.

O evento cubano “Encontro Hemisférico; derrota da Alca 10 anos depois”, conta uma vasta programação que vai desde a história da campanha e luta contra o projeto, até um panorama sobre os novos caminhos da integração regional e as ameaças imperialistas enfrentadas nos dias de hoje.

A atividade terá transmissão ao vivo. Confira:

Érika Ceconi – Portal CTB