O ministro da Fazenda Luis Arce informou que a proposta "abriga essencialmente todas as preocupações dos trabalhadores, incorpora todos os setores e oferece uma maior possibilidade de coesão". O sistema é controlado há onze anos pela entidade espanhola Previsión do espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) e pela organização Futuro, do grupo suíço Zurique Financial Service.
O projeto de lei é baseado em uma proposta apresentada pela Central Operária Boliviana (COB) e contempla os princípios básicos de universalidade, solidariedade, sustentabilidade e o respeito aos cidadãos, segundo o ministro da Fazenda.
No entanto, a COB não está de acordo com as mudanças que o governo fez em sua proposta e anunciou protestos e greves, em uma iniciativa que não contou com apoio da população. Arce ressaltou que a proposta tem, "em essencial", as exigências dos trabalhadores e se mostrou aberto a "discutir qualquer tema" no Congresso para melhorá-la.