Nelson Jobim anuncia criação de Conselho de Defesa Sul-Americano

MONTEVIDÉU, 16 SET (ANSA) – O ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, anunciou hoje em Montevidéu, onde participa da sessão do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que será assinado em outubro o termo de criação do Conselho de Defesa Sul-Americano. O ministro descartou, porém, a formação de um exército comum para a região.

Em entrevista coletiva, Jobim disse que o projeto de criação do Conselho de Defesa estará pronto dentro de 15 dias e informou que a Colômbia, que antes se opunha à medida, "mudou de posição".

O ministro explicou que o Conselho não é uma aliança militar clássica, mas "um espaço de consulta e de integração de defesa para identificar problemas regionais". Segundo ele, a entidade será formada pelos ministros da Defesa sul-americanos ou seus equivalentes e só tomará decisões consensuais.

O Conselho de Defesa Sul-Americano prevê a coordenação de políticas de defesa, a formação de militares e o intercâmbio de profissionais. Quando apresentou a iniciativa aos demais países da região, em maio, Jobim havia dito que sua criação "permitirá articular as posições sul-americanas nas entidades multilaterais de defesa". (ANSA)