Rigoberta Menchú inicia formação de partido político na Guatemala

Guatemala, 16 out (Prensa Latina) O Movimento Winaq, liderado pela líder indígena guatemalteca Rigoberta Menchú, realiza hoje os trâmites no Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) para se transformar em um novo partido político.

Menchú, que há 16 anos foi distinguida com o Prêmio Nobel da Paz por sua defesa dos direitos das populações originárias, declarou-se satisfeita pelo avanço dos preparativos.

Informou que o TSE já emitiu uma resolução onde os declara como comitê promotor do partido, primeiro passo para a inscrição do agrupamento.

A deputada Otilia Lux de Cotí, membro do grupo, disse que em três meses devem entregar a ata constitutiva e a partir daí terão um prazo de dois anos para reunir um mínimo de 17 mil filiados em todo o país e conseguir assim seu registro.

Nas eleições passadas o Winaq fez uma aliança com o Encontro pela Guatemala e propuseram Menchú como candidata à presidência do país.

Uma vez passadas as eleições, as duas organizações se separaram- e os fundadores do grupo indígena manifestaram sua intenção de formar um partido político e brigar com suas próprias forças pela primeira magistratura, assembléias e prefeituras.

O movimento político Winaq, que em maya significa pessoa em seu conceito integral, surgiu a princípios do ano passado e foi apresentado como um projeto integrador, plural e sem exclusões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.