Obrador convoca manifestação no México por petróleo

CIDADE DO MÉXICO, 24 OUT (ANSA) – O ex-candidato de esquerda à presidência do México, Andrés López Obrador, discursou hoje para seus seguidores "continuarem" sua luta "em defesa do petróleo", e convocou uma manifestação para o domingo na Cidade do México.

"Vamos em frente", convocou López Obrador, que não reconhece a legitimidade do presidente do México, Felipe Calderón, do partido de direita Ação Nacional.

Na quinta-feira, o Senado mexicano aprovou por maioria uma reforma energética que busca alavancar a indústria petroleira e que segundo López Obrador, do opositor Partido da Revolução Democrática, provocou "rachas" para conseguir a privatização da estatal Petróleos Mexicanos (Pemex).

A reforma energética sancionada pelo Senado — que inclui sete pareceres — foi enviada a deputados para debaterem na terça-feira.

Os pareceres aprovados pelos senadores permitem que a Pemex contrate empresas privadas em áreas como exploração e produção de petróleo.

A reforma estipula que a Pemex poderá celebrar contratos de obras e prestação de serviços com pessoas físicas e assinala que os pagamentos serão efetuados.

"A luta pela defesa do petróleo ainda não acabou", disse López Obrador, acrescentando que "ainda falta bastante".

Em uma mensagem destinada a empresários, o ex-candidato à presidência pediu para que "não criem ilusões".

López Obrador considerou que o Movimento Nacional em Defesa do Petróleo que lidera "obteve uma vitória ao ter descoberto a armadilha (do governo) para entregar parte do nosso território, águas e terras a empresas estrangeiras que se encarregam da prospecção e exploração do petróleo". (ANSA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.