Parlamento do Mercosul analisa crise financeira internacional

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) vai analisar entre os efeitos da atual crise financeira internacional, além de discutir o projeto do Código Aduaneiro Comum entre os países-membros do bloco.

A 14ª sessão do Parlasul será chefiada pelo deputado federal brasileiro Florisvaldo Fier, conhecido como doutor Rosinha (PT-PR). O ministro brasileiro da Educação, Fernando Haddad, estará presente na sessão de terça-feira, segundo informou a secretaria do organismo.

Haddad realizará uma palestra sobre os processos de negociação para a integração regional dos sistemas educacionais dos países que compõe o Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, que ainda está em processo de incorporação (com voz, mas sem direito a voto).

Sobre o projeto do Código Aduaneiro Comum, os parlamentares vão estudar a aprovação de regulamentos que permitem padronizar taxas em transações comerciais realizadas dentro do bloco.

Eles analisarão ainda propostas para promover os direitos das pessoas com deficiência física e planos de combate à diarréia.

Conflitos diplomáticos como o da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, administrada conjuntamente pelos governos de Brasil e Paraguai, e da fábrica de pasta de celulose Botnia, que causou um dos maiores conflitos judiciais entre Argentina e Uruguai, também serão abordados pelo Parlasul.

No fim da sessão desta segunda-feira, será apresentado o livro "Perfil dos Parlamentares do Mercosul: um instituto de participação social", publicado pelo Instituto de Estudos Sócio-Econômicos do Brasil. (ANSA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.