Central operária uruguaia realiza paralisação parcial

Montevidéu, 5 nov – A central operária uruguaia PIT-CNT iniciou hoje uma greve geral parcial em apoio aos setores sindicais que ainda não chegaram a um acordo nos Conselhos tripartidário sobre os Salários, reunidos nos últimos dias.

A medida, que ocorre das 10h às 13h locais, inclui uma concentração em frente à sede da Direção Nacional do Trabalho, no centro de Montevidéu.

A greve atinge principalmente os setores bancário, público e da saúde, assim como às escolas de Ensino Médio de Montevidéu e do vizinho departamento (província) de Canelones.

Os grêmios estudantis pedem também um maior orçamento para a educação e maior autonomia e participação no projeto de lei que propõe o governo para reformar o setor.

Cerca de 8.000 trabalhadores estarão cobertos por convênios salariais por 30 meses, após a finalização na sexta-feira da última rodada de conselhos durante o atual governo do presidente Tabaré Vázquez.

Ainda faltam, porém, acordos em vários setores, principalmente na indústria, por isso, as negociações se estenderam por alguns dias.

Os Conselhos de Salários são espaços de negociação nos quais empresários, trabalhadores e o governo negociam aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

ANSA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.