Paraguai: confrontos entre policiais e camponeses deixam mais de 50 feridos em assunção

ASSUNÇÃO, 5 NOV (ANSA) – Cerca de 50 pessoas ficaram feridas hoje no centro de Assunção, capital do Paraguai, quando a polícia reprimiu um grupo de camponeses que tentavam invadir a sede do Ministério Público para exigir a renúncia do procurador-geral do Estado, Rubén Cándia Amarilla.

Segundo o comandante da operação de segurança, Viviano Machado, os confrontos começaram quando os manifestantes tentaram romper um cordão de segurança feito por policiais. Foram usadas balas de borracha e cassetetes para dispersar o protesto.

Os 50 camponeses feridos foram levados a unidades médicas próximas do local. Segundo informações do Centro de Emergências Médicas, não há mortos ou pessoas em estado grave. Além deles, 14 policiais também saíram feridos.

A manifestação em frente à sede do Ministério Público teve início ontem, quando cerca de 3 mil camponeses da Frente Social e Popular — organização que reúne associações rurais e sociais menores — montaram um acampamento no local.

Porta-vozes do grupo revelaram que está prevista para hoje a realização de uma marcha pelas ruas de Assunção para pedir ao governo a resolução de uma série de questões, dentre as quais a renovação da Corte Suprema de Justiça e do Ministério Público, a renegociação dos tratados de Itaipú e Yacyretá, a aprovação de acordos firmados entre o presidente Fernando Lugo e seu colega venezuelano, Hugo Chávez, e a realização de uma ampla reforma agrária.

ANSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.