Carta aberta aos participantes da XXIV Conferencia Interamericana de Seguridade Social

O movimento sindical e social brasileiro sempre defendeu uma Previdência Social pública, solidária e de qualidade. Nós da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, não poderíamos deixar de apontar graves problemas relacionadas à previdência social no Brasil. O que observamos atualmente trata-se de novas investidas e tentativas de privatização, havendo uma grande influencia do capital na sua gestão, a exemplo da tentativa de  privatização do SAT – Seguro de Acidente do Trabalho, na década de 90.

A Lei 6.042/07 implantou o NTEP – Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário e aperfeiçoou a aplicação do FAP, o que consideramos um avanço em prol dos trabalhadores no Direito Previdenciário. No entanto, o FAP, que tem um viés educacional, pois prevê bônus e ônus para aqueles que respectivamente cumprem e não cumprem as normas, não está efetivamente sendo aplicado. Fazendo com que as empresas deixem de implementar políticas adequadas para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Diante de tantos problemas, a CTB resolveu realizar uma pesquisa sobre a qualidade de atendimento nos postos do INSS. em Salvador e Camaçari. O resultado da pesquisa não nos causou surpresa, ratificando as queixas freqüentes que recebemos diariamente dos trabalhadores e segurados, diagnosticando o tamanho dos problemas estruturais da nossa Previdência.

Nos critérios avaliados, conforme gráfico abaixo, fica claro a insatisfação com os serviços prestados pela previdência, principalmente no que se referem às perícias médicas, onde, a falta de respeito e ética praticadas na instituição, são incompatíveis com o exercício profissional. A conduta, de alguns desses profissionais, no ato pericial tem sido inaceitável, quando, não consideram os relatórios e exames emitidos por médicos especialistas, negando o benefício ao trabalhador e/ou segurado, impondo a alta, mesmo sem as mínimas condições de retorno ao trabalho, o que acaba agravando o estado de saúde do segurado.
 

Diante desta situação precária apontada na pesquisa promovida pela CTB, faz-se necessário mudanças imediatas na política de gestão da Previdência Social, a saber:

    * Ampliação, universalização e melhoria da qualidade dos serviços públicos;
    * Valorizar os serviços e os servidores da Previdência;
    * Ampliar e universalizar os direitos previdenciários;
    * Rejeitar todo e qualquer tipo de retrocesso nas regras da Previdência Social;
    * Defender a Previdência Pública e a universalização dos benefícios, com o fim do fator previdenciário;
    * Mais respeito aos segurados e os seus direitos;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.