Plano Colômbia é um ‘fracasso total’, diz Rafael Correa

QUITO – O presidente do Equador, Rafael Correa, afirmou neste sábado, 15, que o Plano Colômbia, realizado no país vizinho com apoio do governo dos Estados Unidos na luta contra o narcotráfico é um "fracasso total". O Plano Colômbia "é um fracasso total. Centenas, bilhões de dólares. A Colômbia tem mais helicópteros que pilotos e as plantações de droga continuam aí e vastos territórios continuam sem serem controlados pelo Estado colombiano", declarou Correa.

Para o presidente equatoriano, o conflito colombiano "não tem saída militar, tem saída política, mas os militaristas, belicistas de sempre, jamais aceitarão aquilo", declarou. O comentário de Correa sobre o Plano Colômbia foi feito durante seu relatório semanal de trabalhos, no qual lembrou que se reuniu na última quarta com o congressista democrata americano James McGovern, a quem explicou o Plano Equador, executado pelo Governo de Quito desde 2007 na região da fronteira com a Colômbia.

O encontro aconteceu no Palácio de Carondelet, sede da Presidência do Equador, onde Correa explicou a McGovern sobre o projeto empreendido pelo governo equatoriano para minimzar os efeitos causados pelo conflito interno da Colômbia na região Fronteiriça. Correa apresentou o Plano Equador em 24 de abril de 2007, com o qual, além de minimizar os efeitos das pulverizações do Plano Colômbia na zona da fronteira com seu país, pretende estimular o desenvolvimento social nas províncias limítrofes através do estabelecimento de projetos agrícolas e artesanais.

O programa também estabelece um maior controle na fronteira para evitar incidentes com grupos colombianos irregulares. Para Correa, o Plano Equador é um projeto de paz que busca uma política de vizinhança e de relações eqüitativas e solidárias, assim como um controle efetivo do território equatoriano e o respeito ao meio ambiente.

Efe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.