Seis em cada dez bolivianos apóiam Constituição de Evo

LA PAZ – Seis em cada dez bolivianos apóiam as mudanças do projeto de Constituição que será levado a referendo no dia 25 de janeiro de 2009, segundo revelou uma pesquisa encomendada pelas Nações Unidas (ONU) e divulgada nesta segunda-feira, 17.

Pelo menos 56% dos consultados afirmou que concorda com as modificações que o governo de Evo Morales e a oposição aprovaram há três semanas em um acordo de duros confrontos políticos que chegaram a provocar a divisão do país nos últimos meses. Outros 31% disseram que não estão de acordo, segundo o estudo do instituto de pesquisa Equipos Mori, encomendado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Um total de 2.310 pessoas foram entrevistadas entre 27 de outubro e 5 de novembro nas dez cidades mais importantes do país. A pesquisa tem margem de erro de 2%.

A enquete mostra ainda que 66% dos entrevistados disseram apoiar que o texto seja submetido a referendo nacional, ainda que esse apoio seja menor em quatro regiões que reivindicam sua autonomia, entre elas Santa Cruz, capital econômica do país. Um estudo similar também feito pelo PNUD concluiu em setembro que 97% dos pesquisados aprovavam as medidas para a crise política que o país viveu após violentos protestos de opositores, que deixaram 19 mortos, a maioria partidários de Evo.

O texto que irá a referendo incorpora a demanda por autonomia de quatro regiões e as principais reivindicações do governo Evo. As duas partes tiveram que ceder para alcançar o documento. Se o projeto constitucional for aprovado por 50% mais um voto, haverá eleições nacionais em dezembro de 2009 e Evo poderá ser reeleito.

AFP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.