CTB e SINDJUF promoveram na Paraíba debate sobre a crise

Foram apresentados quatro painéis, sendo o primeiro pela Dra. Mara Loguercio, Juíza do TRT/RS, que falou sobre os Elementos estruturantes da Crise mundial. Origem e Natureza da Crise. O segundo painel apresentado pelo Deputado Federal Manoel Júnior (PSB/PB) e pelo Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa, Simão Almeida, que tratou o que fazer diante da crise. O terceiro painel apresentado pelo Economista e Secretário de Planejamento do Estado da Paraíba, Ademir Alves de Melo, tratou sobre a atual crise financeira e suas conseqüências Econômicas, Sociais e Políticas para o Brasil e a América Latina e o último painel, destacou o Papel dos Sindicatos diante da nova crise do sistema financeiro- A importância das Centrais sindicais, foi apresentada pelo Economista Cristiano Zenaide e pelo sindicalista José Gonçalves, presidente da CTB no Estado.

O seminário contou com representantes sindicais de todo o Estado, envolvendo hoteleiros, comerciários, trabalhadores na agricultura e especialmente os servidores públicos, federais, estaduais e municipais, totalizando mais de 50 entidades no evento.

Para o presidente do SINDJUF na Paraíba, Marcos Santos, esse evento foi muito importante no sentido dos trabalhadores, especialmente os servidores, tomarem conhecimento da real crise que se abate sobre os mesmos e tomar iniciativas, para reverter a situação.

O presidente da CTB/PB, José Gonçalves, destacou a necessidade de realização de outros eventos dessa natureza e parabenizou o SINDJUF da Paraíba em promover um seminário dessa envergadura, contribuindo decisivamente para a compreensão da crise internacional e seus efeitos maléficos para os trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo. “ Muitos sindicalistas ainda estão acreditando que não tem nada a ver com essa crise, que não interessa a discussão em seus sindicatos e isto é um erro, pois o desemprego está batendo as nossas portas, muitos capitalistas querem demitir mesmo obtendo  lucros exorbitantes, usando como pretexto a crise e os dirigentes sindicais tem uma responsabilidade maior do que propriamente os associados ao sindicato de discutir e acima de tudo colocar os trabalhadores nas ruas para que mais uma vez não se pague por uma crise que não foi provocada pelos trabalhadores”. Enfatizou.

O dirigente da CTB/Nacional Eduardo Navarro, participou do encerramento do seminário e enfatizou a importância desse debate no seio da classe trabalhadora. “O movimento sindical da Paraíba está tomando iniciativas importantes nessa discussão da crise internacional e apontando saídas, que não prejudique ainda mais os trabalhadores”. Disse.

José Gonçalves, de João Pessoa para o Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.