Golpista põe sobrinho como prefeito da 2ª cidade hondurenha

O chefe do governo de fato instalado pelo golpe de domingo em Honduras,  Roberto Micheletti, destituiu nesta quinta-feira (2) o prefeito da segunda cidade hondurenha em população, San Pedro Sula (1 milhão de habitantes). O prefeito derrubado, Rodolfo Farías, acha-se em local desconhecido. Seu substituto, William Franklin Micheletti, é sobrinho do ditador. A notícia foi trabsmitida pela Telesur, com base em denúncia do ativista social hondurenho José Guardado, confirmada pela jornalista Regina Osorio.

"Rodolfo Farias foi suspendido de seu cargo. No seu lugar Micheletti colocou seu sobrinho, Williams Franklin Micheletti, para que assuma a prefeitura. O senhor prefeito (Farias) desapareceu; não apenas ele, muito mais gente", denunciou Guardado. Segundo ele, "160 pessoas foram detidas agorinha".

O ativista social de San Pedro Sula, que participou nesta quinta-feira em uma manifestação na cidade em favor do presidente constitucional, Manuel Zelaya, disse que esta foi reprimida, porque "acaba de chegar [ao país] uma comissão da ONU e querem aparentar que o país está em paz".

"Pedimos ao mundo que não se esqueça que Honduras existe. Porque se o presidente Zelaya não retornar, vai haver derramamento de sangue", disse José Guardado à Telesur. Ele fez um apelo "à mídia internacional, para que cubra as coisas como são", e "não dobre o braço como está fazendo a CNN".

Regina Osorio, correspondente da Telesur em San Pedro Sula, confirmou a substituição do prefeito, assim como a repressão ao ato pró-Zelaya. "O exército e a polícia reprimiram os manifestantes", disse ela.

Regina diz que as pessoas que sairam às ruas em apoio a Micheletti "receberam transporte" e "foram pressionadas". Em contraste, "as manifestações da população operária, camponesa e dos professores são reprimidas, com cassetetes e disparos".
Fonte: Telesur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.