Centrais e movimentos sociais: jornada nacional de lutas

16 de julho

As centrais sindicais e os movimentos sociais estão convocando suas bases para estarem em Brasília no dia 16 de julho para participar do ato unificado em defesa da Petrobras, da soberania nacional e por uma nova lei do petróleo. O ato faz parte da campanha “O Petróleo é Nosso”.

14 de agosto

No dia 14 de agosto as centrais sindicais e os movimentos populares voltam a unificar suas forças para realizar um ato público em defesa da redução da jornada de trabalho, contra as demissões e pela manutenção e ampliação dos direitos e conquistas dos trabalhadores.

O ato unificado, convocado pelas centrais e mais 18 entidades populares e estudantis, será na Av. Paulista, em frente ao banco Real Santander, a partir das 10 horas, e será seguido de uma passeata.

Unidade nos estados

Todas as centrais sindicais e os movimentos sociais estão convocando suas entidades estaduais filiadas para não medirem esforços na construção de uma ampla mobilização no dia 14 de agosto, e já estão previstas a realização de marchas do MST e paralisações em diversas empresas.

Na reunião, João Batista Lemos, secretário adjunto de relações internacionais da CTB, salientou a importância estratégica da unidade das centrais e dos movimentos sociais para ampliar a consciência popular sobre a importância da redução da jornada de trabalho ser aprovada no Congresso Nacional, e para que os banqueiros e grandes capitalistas não continuem jogando o peso da crise nos trabalhadores.

“Nossa luta é em defesa da redução da jornada de trabalho e contra o desemprego, o arrocho salarial e a retirada de direitos. Queremos um projeto de desenvolvimento autônomo, com valorização do trabalho e distribuição de renda. As isenções fiscais aos empresários devem, necessariamente, prever a garantia do emprego e o respeito aos direitos e às conquistas dos trabalhadores”, concluiu Batista.

Na reunião, João Batista Lemos apresentou uma nota de repúdio ao golpe militar em Honduras, que foi aprovada por unanimidade.

As entidades voltam a se reunir na próxima segunda-feira (13) para concluir os preparativos da jornada nacional unificada de luta.

Portal CTB