Fórum Social das Américas convoca mobilizações no continente

O Fórum Social das Américas – FSA é um conjunto de entidades do movimento social que articula a realização dos Fóruns Sociais das Américas e mobiliza diversas forças de esquerda para fortalecer os movimentos sociais, além de apoiar e realizar mobilizações sociais e democráticas nos países do continente americano (norte, centro-caribe e sul).

A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil, participou pela primeira vez dessa instância de debates, na reunião ocorrida na capital Assunção, Paraguai, nos dias 20 e 21 de julho de 2009.

A Plenária do Conselho Hemisférico do Fórum Social das Américas contou com a participação de mais diversos países do continente americano, com mais de 30 representantes.

A Plenária teve início com análise da conjuntura, seguida de relatos sobre a situação dos povos da América Latina. A crise financeira do sistema capitalista foi o tema que os participantes analisaram para situar a atuação das diversas entidades que participam do Conselho Hemisférico para o início das discussões.

Honduras

Uma crítica contundente foi sobre o golpe de estado da direita em Honduras. Relatos de companheiros de países vizinhos evidenciam a nova ofensiva da direita neste país e alertou os participantes dos demais países a se solidarizarem e defenderem a democracia, lutando contra a direita golpista que tentará outras aventuras deste tipo em nossos países.

A reunião apoiou o envio de uma delegação de entidades para Honduras, no início do mês de agosto, como forma concreta de solidariedade dos povos.

Agenda de mobilização

A agenda do Fórum Social das Américas prevê vários encontros temáticos no decorrer do segundo semestre de 2009 e em 2010. Na agenda está o Encontro Nossa América que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro de 2009, em São Paulo. Também foi aprovado várias mobilizações populares de diversas entidades que compõem o Fórum, como a Jornada Nacional Unificada de Luta que será realizada no Brasil, no dia 14 de agosto.

IV Fórum Social das Américas

A Plenária deliberou pela realização do IV Fórum Social das Américas na cidade de Assunção, Paraguai. As entidades paraguaias apoiaram a sugestão e se prontificaram em organizar um massivo e combativo encontro para os trabalhadores e os povos da América.

Carlos Rogério Nunes é secretário de imprensa e comunicação da CTB