O FAT e o financiamento para taxistas

Hoje a reunião do conselho do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) definirá as regras que serão atribuídas ao financiamento de veículos para táxi em todo o país.

Há duas justificativas evidenciadas para a liberação dos duzentos milhões de reais de recursos: a primeira, sem dúvida nenhuma, é o aquecimento econômico das indústrias automobilísticas brasileiras e; a segunda seria garantir a renovação em parte da frota de táxi no Brasil.

Precisamos debater de maneira responsável as regras que beneficiaram o trabalhador autônomo permissionário de uma concessão de táxi, subtende-se que esses recursos visem favorecer exclusivamente o taxista autônomo, que têm a maior dificuldade de financiar seu veículo em financeiras privadas devido à burocracia de credito e os autos juros praticados.

Acreditamos que o Ministro Carlos Lupi agiu acertadamente diante da proposta que o conselho analisará, por garantir a inclusão social de uma categoria pouco assistida pelos programas do Governo Federal. Por isso temos que está inserido diretamente nessa discussão, objetivando a diminuição da taxa proposta inicial de 4% por ano, diminuir o valor máximo de financiamento para R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) tornando possível alcançarmos 5000 (cinco mil) beneficiado, facultar a entrada de 10% do valor financiado, ter o próprio veículo como segurança do financiamento e ter esse investimento destinado exclusivamente ao taxista autônomo detentor da concessão.

Diante do exposto estamos à disposição para contribuir decisivamente com este projeto magnífico e esperamos contatos com os nobres colegas taxistas de todo o país através do endereço eletrônico: [email protected]

Rizonilson Barros, presidente do SINTAXI (Sindicato dos Taxistas do Estado do Amapá)