CTB solidária com a greve dos mineiros peruanos

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) manifesta sua total solidariedade aos mineiros peruanos que decretaram greve de 48 horas exigindo a promulgação de uma lei de aposentadoria antecipada (aos 45 anos de idade), melhores condições de trabalho e extensão de benefícios salariais ao conjunto da categoria. As minas do país andino são exploradas por empresas multinacionais, que estão colhendo lucros exorbitantes com a inflação das commodities enquanto submetem os operários a uma cruel opressão nos locais de trabalho, pagando baixos salários, subcontratando e impondo jornadas exaustivas. Contam com a cumplicidade descarada do governo neoliberal de Alan Garcia.

Cumprindo ordem de Garcia, o Ministério do Trabalho e Promoção de Emprego declarou o movimento ilegal, numa afronta ao direito de greve que foi criticada com energia pelos sindicalistas. O patronato sustenta uma postura igualmente intransigente. Por seu turno, os operários não se deixaram intimidar. Milhares de trabalhadores da categoria marcharam pelas ruas de Lima até o Congresso Nacional do país na segunda-feira (19) em defesa de suas reivindicações.

A demanda de uma aposentadoria antecipada, já aprovada pelo Parlamento em 2007 e ainda não promulgada pelo governo, é plenamente justificável pelas condições adversas do trabalho nas minas que provocam uma redução sensível da expectativa de vida dos trabalhadores. "Protestamos contra a falta de vontade política do governo para efetivar a lei", explicou o secretário geral da Federação Nacional de Trabalhadores Mineiros, Metalúrgicos e Siderúrgicos do Peru.

Ao todo existem cerca de 130 mil mineiros no Peru, porém a maioria (105 mil) é subcontratada e não recebem todos os benefícios salariais negociados com os sindicatos. Os grevistas querem acabar com tal discriminação e prometem uma nova paralisação, desta vez por tempo indefinido, se o governo continuar fazendo ouvidos moucos. Os minérios são o principal produto de exportação e fonte de divisas do Peru.

A CTB saúda a combatividade da classe operária peruana, repudia a conduta autoritária do governo neoliberal comandado por Alan Garcia e pleiteia uma solução justa para o conflito, com o atendimento das demandas dos trabalhadores.

São Paulo, 21 de outubro de 2009

Wagner Gomes, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil)