A luta é para valer!

Vivemos um momento histórico no qual a humanidade mais uma vez, e agora de forma bem mais rápida do que outrora, se encaminha para encruzilhadas e dilemas que a cada dia nos desafiam e exigem ainda mais a atenção e a luta daqueles que militam em defesa de revoluções e transformações que se fazem cada vez mais necessárias.

Nós que dirigimos, representamos e defendemos a classe trabalhadora brasileira sob a égide dos princípios classistas e democráticos, com postura firme de independência e autonomia, estamos ainda mais desafiados para o que virá. Sobre nossos ombros carregamos, e nunca renegamos o compromisso de construir com democracia, ética e fraternidade, a justiça social para todos que nos cercam, e assim, as bases da sociedade socialista.

Assim concebemos, organizamos e criamos a CTB, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Assim a embalamos, e  dia a dia, com a participação dos trabalhadores, de homens, mulheres, jovens e aposentados do campo e da cidade, cada vez mais fortes, a estamos fazendo crescer, se estabelecer e já dar muitos frutos em prol dos trabalhadores, das trabalhadoras e do povo brasileiro. Assim foi, está sendo e será na questão da previdência, bem como nos diversos debates trabalhistas como a luta contra os diversos artifícios para a precarização e o aprofundamento da exploração e da desigualdade nas relações de trabalho, o trabalho escravo ou infantil, as questões sindicais, como o custeio das entidades, a proteção constitucional e legal dos dirigentes e a luta incessante contra a criminalização e o cerceamento da nossa luta e de outros movimentos sociais.

Decidimos lutar e enfrentar estes desafios, decidimos não ficar confortáveis encima do belvedere da acomodação e da conivência, assistindo ao aprofundamento da miséria, da fome, da violência, do uso de drogas, da extinção de direitos sociais, do desmonte do serviço público e do sofrimento e da perseguição das minorias. Decidimos continuar e fortalecer o combate contra a barbárie capitalista que desemprega homens e mulheres, sufoca o setor produtivo, enriquece os especuladores e os magnatas do cassino financeiro, que não respeita  o meio ambiente, as culturas e os valores sociais dos povos do planeta.

Muitos afirmam que o mundo mudou e continua mudando rapidamente, sim mudou, taí a informática, a informação, a tecnologia e suas maravilhas contemporâneas, porém as mazelas milenares da fome, da exploração, da ganância, da intolerância, do patrimonialismo e da corrupção e seus reflexos, se fazem muito mais presentes, por vezes sutis, sempre cruéis.

Por isto somos cetebistas, por isto estamos na luta sindical mobilizadora e transformadora,  pois sabemos que aqui, a luta … – esta palavra que em nosso meio reflete toda a rebeldia contra a injustiça,  e reflete todo o sonho e o projeto generoso e solidário que acompanha a história humana – … A LUTA É PARA VALER !


Vicente Selistre é vice presidente da CTB Nacional e presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom (RS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.