Paraíba: SindHotel alerta para a qualificação e reciclagem de mão-de-obra

A qualificação e a reciclagem de mão-de-obra para melhor servir os turistas em João Pessoa e atender as exigências do setor deveria ser uma preocupação constante dos empresários do segmento hoteleiro e dos poderes públicos, governos do estado e do município. O alerta é do presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado da Paraíba (SindHotel), Geraldo Lima.

“O investimento nos profissionais e trabalhadores da área não deveria ser uma preocupação somente do sindicato, mas de todos aqueles que compõem o setor”, lamenta Geraldo Lima, acrescentando: “Se nem a ‘Campanha Salarial 2009/2010’ apresentada por nós recebeu qualquer tipo de contraproposta dos patrões, imagine o que o sindicato patronal pensa em relação a investimentos na qualificação profissional dos trabalhadores!”.

Geraldo lembra que a rede hoteleira de João Pessoa tem registrado um dos maiores índices de ocupação dos últimos cinco anos e o movimento nos bares, restaurantes e lanchonetes da Região Metropolitana da Capital, no que diz ao fluxo de turistas, também tem registrado números acima da média. “Mas os salários pagos aos profissionais do setor têm sido aviltantes”, aponta.

Para o presidente do SindHotel, o setor exige funcionários treinados e capacitados por meio de uma formação continuada. As camareiras, por exemplo, cuidam da limpeza dos apartamentos, mordomos prestam serviços a “hóspedes vips” e supervisores têm o papel de coordenar e orientar os demais funcionários, bem como distribuir as tarefas diárias. “Mas o segmento ainda é formado por uma gama de profissionais que precisam ser melhor tratados pelos patrões, a exemplo de garçons, cozinheiros, mensageiros etc.”.

Fonte: SindHotel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.