CTB manifesta solidariedade aos trabalhadores da “Shougang Hierro Perú”

A CTB, por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais, manifesta sua solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da empresa Shougang Hierro Perú, que se encontram em greve pela defesa de seus direitos e contra a exploração a quem vêm sendo submetidos.

Mais de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras da empresa decidiram cruzar os braços, pois nenhuma das deliberações de suas assembleias foi levada em consideração pelos patrões, assim como nenhuma das denúncias de superexploração feitas pelos sindicatos da categoria.

A mineradora é a única empresa no Peru a trabalhar com a extração de ferro. Sabe-se, por meio do balanço divulgado anualmente, que mesmo com a crise econômica mundial o caixa da multinacional não foi comprometido, mas mesmo assim seus trabalhadores seguem em regime exploratório, sem direitos trabalhistas e recebendo parte de seus exíguos salários com atraso.

A União Internacional Sindical da Metalurgia e Minério (UIS-MMM), da Federação Sindical Mundial (FSM) — entidade à qual a CTB é filiada —, já denunciou em outras ocasiões a empresa, pelo fato de sua direção ignorar as leis trabalhistas do Peru, além de ameaçar os funcionários que protestem contra suas práticas ilegais.

A CTB, na condição de uma central alinhada ao movimento sindical classista internacional, se junta à UIS-MMM e à FSM para demonstrar seu repúdio às práticas da Shougang Hierro Perú, ao passo em que se coloca ao lado dos trabalhadores nessa luta.

São Paulo, 30 de março de 2010
Direção Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil