CTB reforça laços e articula intercâmbio com o MAS, da Bolívia

Parte da direção nacional da CTB recebeu nesta terça-feira (30) a visita de Andrés Guzmán, delegado internacional do MAS (Movimento ao Socialismo) principal partido político da Bolívia. Durante o encontro, a central foi convidada a participar de uma atividade em Cochabamba, durante o mês de abril.

A CTB, por sua vez, na condição de membro do Encontro Sindical Nossa América, convidou o MAS e todas as organizações sindicais que compõem sua base a participar da terceira edição do ESNA, a ser realizado entre os dias 22 e 24 de julho, em Caracas, Venezuela.

Guzmán foi recebido na sede da CTB, em São Paulo, pelo vice-presidente da central, Nivaldo Santana. Também participou da reunião o secretário de Comunicação e Imprensa da entidade, Eduardo Navarro, além do secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Abreu, e Ronaldo Carmona, também da SRI do PCdoB.

A cidade boliviana de Cochabamba será anfitriã de um encontro mundial sobre mudanças climáticas, a ser relizado entre os dias 19 e 22 de abril. “A direção do MAS gostaria muito que a presidência e parte da diretoria da CTB estivessem presentes a esse evento”, afirmou Guzmán.

“Para nós, neste momento tão importante da reconstrução de nosso país, achamos que é vital a relação com o Brasil por meio de nossas organizações sociais, pois os desafios e a solução dos problemas que a sociedade tem atualmente exigem uma integração real, saindo das retóricas e entrando na praticidade que o cidadão comum exige das organizações”, defendeu o delegado do MAS.

Todos os presente à reunião destacaram a importância das boas relações travadas entre Brasil e Bolívia, além do amplo diálogo exercido pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales. Essa integração, para o MAS, será benéfica a todo o continente. “Essas experiências irão sem dúvida consolidar essa excelente relação que temos entre Evo e Lula, que se reúnem com ampla regularidade, tanto em território brasileiro quanto boliviano e no mundo, sempre para tratar temas em comum. O Brasil — gostaria de lembrar — tem 3.200 km de fronteira com a Bolívia e precisa, para chegar à 5ª potência econômica do mundo, notar que a Bolívia o conduzirá ao Pacífico, para facilitar as exportações desse eldorado que é o oeste brasileiro”, comentou. 

Guzmán se mostrou muito interessado na participação dos trabalhadores bolivianos na terceira edição do Encontro Sindical Nossa América e reafirmou a necessidade de se intensificar o diálogo entre as organizações de todo o continente. “Estou absolutamente convicto, ao escutar os companheiros da CTB, que temos muita informação e experiência a trocar”, completou.

Fernando Damasceno – Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.