FSM condena a morte de mais um líder sindical na Colômbia

A Federação Sindical Mundial (FSM) – entidade à qual a CTB é filiada – emitiu um comunicado nesta sexta-feira (21) condenando a morte de mais um líder sindical na Colômbia. Francisco Antonio Abello Rebollo foi assassinado no último dia 17, na cidade de San Juan de Palo Prieto, no departamento de Magdalena.

Segundo informe da Central Unitária de Trabalhadores (CUT) da Colômbia, a morte do líder sindical foi arquitetada pela Empresa Inversiones Palo Alto Gnecco Espinosa y Cía e executada por mercenários da região, em virtude de sua participação das greves realizadas por Rebollo e mais 185 trabalhadores em dezembro de 2009 e janeiro deste ano.

Em seu comunicado, a FSM relembra que esse tipo de ato covarde não é nenhuma novidade na Colômbia, expressa sua solidariedade e exige providências. “É preciso que se respeitem as liberdades sindicais e democráticas na Colômbia. Exigimos que os organismos internacionais não permaneçam indiferentes ante tal violação dos direitos humanos e ajam no sentido de exigir do governo Uribe, das multinacionais e dos grupos paramilitares que cessem de imediato tais atos violentos”, diz o texto.

A CUT-Colômbia, por sua vez, conclama todos os movimentos e organizações da América Latina e do mundo a pressionar o governo de Alvaro Uribe. “Queremos uma real política de proteção à vida e aos direitos humanos dos sindicalistas”, pede a entidade.

Com informações da CUT-Colômbia e da FSM