Argentina comemora nesta semana os 200 anos de sua independência

Milhares de pessoas assistiram no último sábado (22) à parada militar em Buenos Aires para comemorar o Bicentenário da Revolução pela Independência Argentina. A parada reuniu cerca de cinco mil militares e policiais na Avenida 9 de Julho, muitos com trajes de época, em meio a milhares de bandeiras azuis e brancas, as cores da Nação argentina.

A Revolução de 25 de Maio de 1810 foi o primeiro grito de liberdade para a independência da coroa espanhola, o que abriu caminho à libertação de Chile e Peru, até que em 1816 a Argentina declarou sua independência.

As comemorações do Bicentenário prosseguirão ao longo desta semana. As principais comemorações da data histórica ocorrerão na Avenida de Mayo e na Praça de Mayo, locais tradicionais de protestos e manifestações na capital do país.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos chefes de Estado convidados para participar da principal cerimônia, um jantar no Salão Branco da Casa Rosada, sede do governo argentino, programado para a noite do dia 25. Os presidentes Evo Morales, da Bolívia; Fernando Lugo; do Paraguai; José Mujica, do Uruguai; e Sebastián Piñera, do Chile, já confirmaram presença no jantar.

De acordo com o secretário-geral da Presidência argentina, Oscar Parrilli, o jantar será “um ato institucional” com a presença de convidados dos partidos da situação e da oposição, empresários, cientistas, intelectuais, jornalistas, trabalhadores, reitores de universidades, esportistas, artistas e representantes de diversos cultos religiosos.

Com agências