Pesquisas divulgadas no último sábado (22) revelam uma dura situação para as forças políticas lideradas pelo presidente da Colômbia, o ultraconservador Álvaro Uribe, nas eleições presidenciais do país. De acordo com o levantamento, o candidato do Partido Verde da Colômbia, Antanas Mockus, ganhará do concorrente governista, Juan Manuel Santos, no segundo turno — após empatar na primeira rodada do pleito.
O ex-prefeito obteria 45% dos votos e o ex-ministro da Defesa 40% no turno definitivo, em 20 de junho. No primeiro turno — que será realizado no dia 30 de maio —, será Santos do Partido Social da União Nacional, com 34%, que vai vencer Mockus, que alcançará 32%, resultado considerado como “empate técnico”.
A pesquisa foi realizada entre 20 e 21 de maio. Nesta última grande pesquisa foram consultadas 1.856 pessoas em 42 municípios do país, com uma margem de erro de 2,8%.
O vencedor das eleições substituirá a partir do dia 7 de agosto o atual presidente, Álvaro Uribe, que está em seu segundo mandato e fracassou na tentativa de obter mais reeleições.
Os sete candidatos à Presidência da Colômbia começam nesta segunda-feira (24) a última semana da campanha sem realizar atos públicos, vedados pelas regras eleitorais do país nessa etapa, apostando exclusivamente na publicidade em jornais e na televisão e em pequenos encontros setoriais.
Com agências