Organizações realizam Bicentenário dos Povos em Buenos Aires

Enquanto acontecem as comemorações do Bicentenário Argentino (1810-2010), organizações sociais iniciaram nesta segunda-feira (24), na Plaza de los Dos Congresos, Buenos Aires, a realização do Bicentenário dos Povos, para propor uma série de reclamações ao Estado argentino.

Intelectuais, universitários, mídias alternativas, organizações culturais, estudantis, ambientalistas, indígenas, camponesas e sindicais estão reunidos no local. Os manifestantes pedem pelo fim do capitalismo devastador da natureza, pela não criminalização da pobreza, pela união de todos os povos que lutam por liberdade e pela garantia de saúde e educação pública de qualidade para toda a população.

As celebrações na capital Buenos Aires começaram na noite de segunda-feira, com a reinauguração do Teatro Colón, acompanhada por milhares de pessoas dentro e fora da tradicional casa de espetáculos.

Para esta terça-feira, estão marcados diversos eventos em comemoração ao bicentenário, iniciados pela manhã com uma manifestação popular na Plaza de Mayo. Os festejos seguem com cerimônias religiosas, um grande desfile no centro de Buenos Aires no início da noite e serão encerrados por um jantar em que a Cristina Kirchner receberá outros líderes sul-americanos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.