CTB RO comemora filiação sindical e crescimento no Estado

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) recebeu nesta quarta-feira (9), uma nova filiação sindical: o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Município de Candeias do Jamari (Sintemucaja), presidido pelo professor Adão de Sena Mesquita.

A Central agora conta com seis sindicatos filiados em Rondônia e com meta, de acordo seu presidente, professor Francisco Batista Pantera, chegar a dez até o dia 31 de julho próximo, quando da realização do 1º Encontro Estadual dos Sindicalistas da CTB, a ser realizado no Teatro Banzeiros em Porto Velho.

“Havia necessidade de parceria de nossa base sindical com uma Central para melhorar nossa força de negociação. Tínhamos esse interesse e houve a procura em hora certa e agora estamos nos filiando a CTB com esse propósito de caminhar juntos e fortalecidos na luta sindical”, comemora Adão de Sena Mesquita.

O crescimento da CTB, segundo Pantera, é uma realidade com a participação de militantes de mais 40 ramos de atividades de classe. “Nosso objetivo é colocar 200 lideranças sindicais do estado no nosso primeiro Encontro para discutir a CTB no contexto nacional e sua participação nas eleições 2010. Também será comemorado, nesse evento, um ano de existência e luta da nossa Central em Rondônia”, disse Pantera.

Em apenas dois anos de existência, há o que se comemorar, já que nacionalmente a CTB tem milhões de filiados, dos quais cerca de 30 mil em Rondônia, e tornou-se entres as seis centrais reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a terceira maior. “Estamos atrás apenas da CUT que tem 30 anos de existência, detendo o primeiro lugar, e a segunda a Força Sindical, com quase duas décadas de vida. Então, estamos bem arregimentados e forte em nossa luta e caminhada em fortalecimento da luta sindical”, afirma Pantera.

Do 1º Encontro, segundo ele, já tem confirmado a presença do presidente nacional da CTB, Wagner Gomes.

Fonte: Rondônia Dinâmica