XVII Forró do Candeeiro abre os festejos juninos em Sergipe

XVII Forró do Candeeiro abre os festejos juninos da capital
O Sindicato dos Bancários de Sergipe realizou, no último dia 28, a XVII edição do Forró do Candeeiro. O Clube da Caixa ficou pequeno para a quantidade de bancários, familiares e amigos que este ano foram curtir a festa mais tradicional da categoria. Com o tema ‘O forró mais quente é o forró dos bancários’, o Forró do Candeeiro 2010 teve como atrações o Forró de Zé Tramela, a Banda Sanfonada, Nadinho do Acordeon e a apresentação da Quadrilha Século XX.

Este ano os bancários tiveram um motivo a mais para comemorar: a conquista do Feriado de São João, no dia 24 de junho. “Esta conquista realmente tem que ser comemorada. Fiz um trabalho de pesquisa minucioso para conseguir que a lei fosse aprovada. Havia apenas uma vaga para feriado em Aracaju. E nós conseguimos”, informa o vereador Valdir Santos, autor da Lei, que foi prestigiar a festa dos bancários.

“Esta conquista reparou uma injustiça que acometia principalmente os bancários. O Município e o Estado vendem a ideia de que Sergipe é o País do Forró, mas o Dia de São João, a festa mais popular do Estado, não era feriado. Fomos à luta e conseguimos. A luta foi dos bancários, mas a conquista é do povo aracajuano. A partir deste ano, os bancários e todo o povo de Aracaju poderão aproveitar a festa até o sol raiar e depois passar o dia descansando”, destaca José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Souza lembrou que todos os anos o Estado e Município decretavam ponto facultativo no dia 24 de junho, mas ninguém teve êxito na criação do feriado. “Muitos tentaram, mas fomos nós, os bancários, que tivemos a felicidade de conquistar o feriado municipal do Dia 24 de junho”, comemora Adilson Azevedo, secretário de Cultura e Esporte, um dos responsáveis pela organização do evento.

Esta é uma conquista que realmente merece ser comemorada. E no próximo dia 23 tem mais festa. O Sindicato reúne os bancários na sede da entidade para marcar o primeiro feriado do Dia de São João. “A luta continua. Agora vamos querer conquistar o feriado estadual para todos os sergipanos” acrescenta Souza.