Greve dos motoristas e cobradores de Fortaleza entra no 10º dia

A greve dos cobradores e motoristas de ônibus de Fortaleza, no Ceará, entra no décimo dia nesta quinta-feira (17). Apesar de a greve continuar, a situação nesta quinta é mais pacífica do que foi na quarta-feira (16), quando um homem se feriu durante confrontos com a Guarda Municipal.

Os motoristas pedem 33% de reajuste salarial, enquanto os empresários estão oferecendo 5,5%. Após descumprirem uma determinação do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 7ª região, o Sintro (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará) terão que pagar uma multa de R$ 90 mil. Ficou estabelecido que eles circulem com 70% da frota nos horários de pico e com 50% fora do pico. O Sintro afirma que está circulando com o número estabelecido nesta quinta-feira.

A greve começou no início da semana.O confronto começou logo no início da manhã, quando os terminais ficaram lotados e as pessoas não conseguiram ir trabalhar porque não havia ônibus. Revoltados, eles fecharam o terminal do Parangaba e a Guarda Municipal e a Polícia Militar foram chamadas. Eles tentaram retirar as pessoas do local e alguns acabaram feridos por golpes de cassetetes. Houve tiro, mas ninguém foi atingido.