Funcionários e reitoria da USP retomam negociações para o fim da greve

Funcionários da USP, em greve desde o dia 5 de maio, se reuniram na manhã desta segunda-feira com representantes da reitoria da universidade para discutir o fim da paralisação e a desocupação do prédio da reitoria, invadidos no último dia 8.

De acordo com Aníbal Cavali, diretor do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), a categoria apresentou a proposta de fim da greve mediante pagamento dos salários descontados de cerca de 1.000 funcionários em greve, além do ganho de uma referência na carreira –ou seja, um reajuste de 5% como se todos subissem de cargo.

Cavali afirmou que diante da proposta, a comissão que representa a reitoria entregou um documento se comprometendo a pagar os salários descontados em até quatro dias depois da retomada das atividades e afirmou que vai encaminhar para discussão a proposta de reajuste salarial de 5%.

A proposta da reitoria será encaminhada para uma assembleia que será realizada no campus da universidade ainda hoje. Uma nova reunião entre os grevistas e a comissão da reitoria deve acontecer na manhã de amanhã, mas o local ainda não estava determinado.

A reunião de hoje começou por volta das 9h na sede do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas), na rua Itapeva, na região central da cidade. Na semana passada, manifestantes fecharam o portão principal da USP durante mais de 3 horas.

Com informações das agências