Nesta semana completam-se cinco anos de transmissões da TeleSur, emissora multi-estatal, com sede na Venezuela, cuja programação aposta na difusão dos valores latino-americanos, em contraposição ao tipo de jornalismo realizado pela chamada “grande mídia”
A Telesul ou TeleSUR, em castelhano, nasceu da necessidade de se criar um canal latino-americano que permitesse a todos os habitantes da região difundir seus próprios valores, divulgar sua própria imagem, debater suas próprias idéias e transmitir seus próprios conteúdos, livre e equitativamente.
O novo canal possui correspondentes em Buenos Aires, La Paz, Havana, Brasília, Cidade do México, Montevidéu, Bogotá, Caracas, Porto Príncipe e Washington. A cobertura do canal atinge toda a América, Europa Ocidental e norte da África, através do satélite NSS (New Skies Satellite) 806. Para receber o sinal da TeleSUR em forma gratuita é necessária uma antena parabólica de 2,4m de diâmetro e um IRD (receptor-decodificador) compatível com DVB. O sinal é transmitido 24 horas por dia.
Veja abaixo o vídeo preparado pela emissora para comemorar os seus cinco anos de existência:
{youtube width=”546″ height=”290″}0k7xbcKmX3U{/youtube}