SindMetal Jaguariúna cobra melhores condições de trabalho das empresas

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal), através do trabalho da Secretaria de Saúde, Previdência e Trabalho, vem adotando uma estratégia nova para garantir melhores condições no ambiente de trabalho das fábricas para o trabalhador.

As ações estão sendo lideradas pelo secretário da pasta, Marcio José da Costa, com o suporte de Segurança do Trabalho da entidade, Eduardo Martinho Rodrigues. Nos últimos meses eles têm aberto negociações com várias empresas para obter delas o compromisso de solucionar todas as eventuais irregularidades e inconformidades verificadas no local de trabalho.

Os representantes do Sindicato estabelecem um prazo para a execução das melhorias e retornam para conferir se foi cumprido. Se a empresa não respeita o combinado o Sindicato aciona os órgãos de fiscalização competentes para uma vistoria que possivelmente acarretará em multas e punições.

Orientação

Até aqui os resultados têm sido satisfatórios, na avaliação do secretário Marcio. É o caso da empresa Laminação de Metais Pedreira, inaugurada em outubro do ano passado. Há alguns meses os técnicos do Sindicato estiveram na fábrica pedreirense e detectaram alguns problemas que poderiam colocar em risco a integridade física e a saúde do trabalhador.

O dono da empresa, Donizetti Vezzani, pediu a orientação do Sindicato sobre o que deveria fazer para trabalhar de forma correta e se dispôs a corrigir o que fosse preciso.

Várias melhorias e adequações foram implantadas, como o isolamento dos tambores de querosene em área externa coberta (antes ficavam dentro da fábrica), a troca do óleo mineral pelo óleo vegetal que não agride a saúde, correção dos problemas de ergonomia, enclausuramento adequado das partes móveis das máquinas, conforme definem as normas do Ministério do Trabalho, entre outros.

“Com tudo o que foi feito hoje temos um ambiente mais seguro e saudável para o trabalhador”, garante Vezzani, que também designou um membro cipeiro e promove cursos e treinamentos periódicos para os 19 funcionários.

O secretário Marcio José da Costa explica que, a exemplo dessa fábrica, há muitos empresários interessados em seguir as normas de saúde e segurança para evitar acidentes com funcionários e multas do MTB. Porém, muitas vezes esbarram na falta de conhecimento técnico e de assessoria para isso. “Estamos tentando manter um relacionamento instrutivo com as empresas interessadas em trabalhar corretamente. Dentro do possível temos orientado e estabelecido prazos para as adequações. O retorno tem sido muito bom e garantido a muitos trabalhadores um ambiente mais seguro e saudável para exercer sua função”, diz.

Fonte: Bruno Felisbino – SindMetal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.