Termina a greve dos servidores da Saúde em Santa Catarina

Após 11 dias de paralisação, termina a greve dos servidores da Saúde em Santa Catarina. A decisão foi tomada após uma reunião na tarde desta sexta-feira (02) entre o comando de greve dos servidores e o governo do Estado.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde, os serviços serão normalizados a partir deste sábado. Na reunião, a diretora-geral, Rosina Moritz dos Santos, comprometeu-se a discutir a reestruturação da carreira dos servidores.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde Privado e Público Estadual (SindSaúde), Edileuza Garcia Fortuna, o acordo feito na reunião será divulgado primeiramente para os trabalhadores em uma assembleia. Mesmo assim, a líder sindical confirma o fim da greve.

Reivindicações

Os servidores reivindicam a incorporação do abono de 16,76% aos salários do trabalhadores, uma conquista da greve de 2009. Segundo o SindSaúde, o último reajuste recebido pela categoria ocorreu em 2006, ano em que foi implantado o plano de carreiras.

O sindicato argumenta que, desde então, o salário está desfasado em 23%. Em nota, a Secretaria da Saúde informou que o governo estadual não pode atender a reivindicação de reposição salarial porque a medida poderia ser interpretada com improbidade administrativa por causa do ano eleitoral.

Com informações do Diário Catarinense