No Chile, trabalhadores anunciam protesto contra novo presidente

A Central Autônoma de Trabalhadores do Chile convocou neste domingo (04) um protesto para o dia 15 de julho, em repúdio ao aumento de 20% na passagem do transporte público e às demissões anunciadas pela administração pública.

“Todas as organizações” sociais do país devem participar “desse protesto”, que será “um referente para que o conjunto da cidadania seja um motor na construção de nosso Chile”, apontou a Central Autônoma ao anunciar a mobilização.

A agremiação pediu ainda que os trabalhadores não utilizem o sistema de transporte e nem validem as passagens no dia do protesto. A organização acusa o governo do presidente Sebastián Piñera de “ter esquecido de seu slogan da campanha eleitoral, que falava da ‘mudança'”.

“Parece que o único que mudou é que ontem o Poder Executivo estava nas mãos da classe política e hoje na mão dos empresários”, criticou a central. Piñera, que assumiu o governo em março passado, já enfrentou recentemente outro protesto. Líderes de movimentos estudantes se mobilizaram há duas semanas contra o Executivo, acusado por eles de favorecer as instituições privadas.

Com informações da Ansa