Metalúrgicos de Caxias do Sul preparam mobilização em defesa do dissídio 2010

Os trabalhadores metalúrgicos de Caxias do Sul estão se preparando para uma grande mobilização que deve ser realizada na próxima segunda-feira (12) em defesa do dissídio da categoria. Desde a semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias e Região está realizando diariamente assembleias em frente às principais fábricas para convocar os funcionários para o ato.

Assembleia na San Marino com particpação massiva da categoria

Já ocorreram mobilizações nas empresas San Marino, Lupatech, Amalcabúrio, Guerra, Invencys, Madal Palfinger, Mundial, Voges e Grupo Randon. E a adesão tem sido quase total.

As assembleias começam sempre nos horários de entrada dos funcionários. E apesar de muitas vezes ainda ser madrugada e de fazer frio, os trabalhadores têm se mantido do lado de fora das fábricas em apoio à iniciativa do Sindicato.

“Nós propomos aos empresários um reajuste de 10% para a categoria. Mas os patrões querem pagar somente 7,5%. Como a inflação foi de 5,31%, o aumento real é de pouco mais de 2%. Não podemos aceitar isso”, afirma o presidente em exercício do Sindicato, Leandro Velho.

O Sindicato também reivindica a inclusão de outras 70 cláusulas sociais, como a ampliação da licença maternidade de quarto para seis meses, a adesão do Vale Cultura, que prevê o pagamento de R$ 50 mensais para os trabalhadores gastarem em cultura, e a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, com limitação de duas horas extras por dia e quatro horas no sábado.

“Na França, por exemplo, a jornada de trabalho é 36 horas semanais. Aqui são 44 horas e tem gente que faz até 120 horas extras num mês. Isso é um absurdo! Como fica a saúde desse trabalhador, o lazer desse trabalhador?”, questiona Velho.

Para o ato da próxima segunda-feira, está sendo programada uma grande paralisação na cidade. “Nós trabalhamos o ano inteiro para os patrões. Segunda-feira é o dia de trabalharmos pra gente. Vamos paralisar e mostrar para os empresários a força e a mobilização dos trabalhadores metalúrgicos dessa cidade”.

Fonte: SindMetal Caxias do Sul