Comerciários de Itabuna promovem manifestações em lojas que desrespeitam os trabalhadores

O Sindicato dos Comerciários de Itabuma (BA) realizou manifestações na última  quinta-feira (15), em duas empresas que constantemente vêm desrespeitando os direitos dos trabalhadores: Itadil e Lojas Maia.

A primeira parada foi na concessionária de veículos da Volkswagen, situada na avenida J.S. Pinheiro, onde o clima de terror é intenso. Perseguição, acúmulo de função e assédio moral são alguns dos abusos praticados pelo gerente da empresa, um verdadeiro carrasco para os trabalhadores.

Segundo relato dos representantes dos sindicato, com freqüência, os funcionários da Itadil são chamados de incompetentes na frente de clientes, uma situação vexatória que caracteriza assédio moral. Além disso, acumulam as funções de vendedores e faxineiros, já que são obrigados a lavar a loja. Além do protesto em frente à loja, o Sindicato encaminhará denúncia ao Ministério Público do Trabalho.

Outra denúncia conferida pela entidade, foi nas lojas Maia. “Após a inauguração da filial do Itão,

di_comerciarios_itabuna2

no São Caetano, as Lojas Maia resolveram por as manguinhas de fora e passaram a extrapolar a jornada de trabalho e convocar os funcionários para trabalhar aos domingos. Atualmente, a loja vem funcionando de segunda a sábado até às oito da noite e aos domingos até 13 horas”, denínciou a entidade.

Diante do abuso, o Sindicato dos Comerciários solicitou uma reunião com a Secretária de Indústria e Comércio do município para tratar do assunto. A reunião aconteceu no dia 13 de julho, mas, apesar de ter se comprometido a rever os horários, até agora a empresa ainda não oficializou o fechamento da loja no domingo e a revisão do horário de funcionamento nos demais dias da semana.

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Itabuna