CTB realiza o 1º Encontro da Região Norte

 

Por deliberação da direção plena, a secretaria-geral e a tesouraria da CTB,  realizarão nos próximos meses uma série de encontros regionais. Durante os dias 16 e 17 de julho, foi a vez de Manaus receber o 1º Encontro da Região Norte, que contou com a participação de todas as seções estaduais da região.

 

Gilda Almeida e Salaciel Vilela acompanham as intervenções dos dirigentes estaduais

A pauta do encontro foi organização e fortalecimento da Central nos Estados, finanças, filiações e regularização de sindicatos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Representando a CTB Nacional, estiveram presentes Pascoal Carneiro e Salaciel Fabrício Vilela, o secretário-geral e adjunto, respectivamente, e a secretária adjunta de Finança Gilda Almeida.  Diversas lideranças marcaram presença representando a CTB dos Estados de Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Rondônia e Roraima.

O encontro, que teve início no dia 16, às 9h, foi realizado no auditório dos sindicatos dos Petroleiros. Durante a cerimônia de abertura, Pascoal Carneiro falou sobre o crescimento da Central e do empenho de todos os dirigentes para o seu fortalecimento. No entanto, ele chamou a atenção para a regularização dos sindicatos no MTE. Nas intervenções dos representantes das estaduais, destacaram-se as perspectivas e peculiaridades da região, deixando evidente o crescimento e otimismo devido à credibilidade e aceitação da CTB, pela sua política e visão classista.

Para Pascoal carneiro que acompanhou aos depoimentos “para garantir o crescimento, não basta, apenas, fazer filiações. É necessário realizar visitas às bases e reuniões com os sindicatos, ou seja, colaborar para esse fortalecimento”. Um compromisso firmado pela Executiva Nacional, de promover mais visitas aos estados.
No período da tarde, Gilda fez uma apresentação da situação financeira de cada Estado e do esforço que a tesouraria nacional tem feito para manter os repasses. A dirigente também chamou a atenção dos presentes para o problema da inadimplência. Que deve ser solucionado através de um trabalho conjunto para aumentar o numero de sindicatos filiados e ao mesmo tempo resolver o problema financeiro.

Outro destaque no debate foi a dificuldade em se fazer sindicalismo nesta região pelas suas características próprias. Para solucionar esse problema, foi apresentada a proposta de se criar uma coordenação da região, formada pelos presidentes mais um suplente, que deverão se reunir com frequência. Por sugestão do presidente da CTB Rondônia ficou acertado que a primeira reunião será realizada um dia antes da direção plena da CTB.

No encerramento o presidente da CTB Amazonas, James Carvalho Figueiredo, ressaltou a importância do encontro e agradeceu pelo fato de Manaus ter sediado a atividade. Reforçando a credibilidade que da Central no movimento sindical brasileiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.