Fenepospetro promove II Seminário Nacional dos Frentistas

 

Com o tema: Juntos Somos Fortes, Superar Obstáculos é A Nossa Luta! acontece dias 21 e 22 de julho de 2010, em Guarulhos/ SP, no auditório do Hotel Mônaco, o II Seminário Nacional dos Frentistas, conforme deliberação do Encontro Nacional dos Frentistas realizado, dia 17 de maio, no auditório da CNTC em Brasília.

O Seminário foi proposto pela Secretaria de Saúde e Segurança no Trabalho, da Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo. O evento abordará o benzeno no combustível e os seus impactos no ser humano que lidam diariamente com este produto, as doenças causadas e como prevenir.

Também farão parte da pauta do Seminário os seguintes temas: projeto de lei PLP 572/2010 (que tramita na Câmara dos Deputados) – aposentadoria especial dos frentistas, de autoria do Deputado Federal, Daniel Almeida; Saúde dos Trabalhadores em postos de combustíveis- Alexandre Jacobina- Gestor ambiental- coord. Covap/Cesat; Projeto do benzeno nos postos de combustíveis- Alexandre Beltrami – engenheiro de segurança do trabalho e coordenador Cerest de Campinas / SP, Danilo Costa- médico do trabalho, audi fiscal MTE, coordenador da comissão benzeno; Afastamento dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis – Paulo César Almeida; Previdência Social, Aposentadoria Especial Para os Frentistas, com Dr. Sérgio Pardal Freudenthal – advogado sindical espececialista em Direito Previdenciário; Sindicalismo- Política Sindical, com Altamiro Borges – jornalista; Segurança do Trabalho – Jose Augusto – técnico de segurança, secretário geral da CNTC. Negociação Coletiva – Dieese, Unificação da Data Base, Piso Nacional e Negociação Coletivas- Direção Fenepospetro e Dr. Álvaro Nakashima-Adv. Sinpospetro-Curitiba.

Segundo Antonio Manoel, secretário de Saúde e Segurança do Trabalho da Fenepospetro, serão dois dias voltados para o debate das questões da saúde dos trabalhadores em postos de combustíveis de todo o país. “Temos uma grande responsabilidade de levar aos locais de trabalho as informações devidas aos nossos associados que abastecem e fazem este imenso país se movimentar através dos combustíveis fosseis e alternativos”, afirmou.

Para ele, o encontro servirá para chamar atenção dos dirigentes sindicais de todo o pais, e dizer que a luta da saúde tem que esta na ordem do dia; que é preciso quebrar os paradigmas que ainda impera em alguns locais de não dar a devida atenção à saúde do trabalhador. Antonio Manoel ressalta que “a experiência da Bahia, com a criação da Secretaria de Saúde no Sinposba, contribui muito para o debate do tema em nível nacional, e que muito tempo foi perdido, mas, nunca é tarde para recomeçar e mudar para melhor, a luta das questões relacionadas à saúde dos trabalhadores”.

Fonte: Sinposba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.