Dissídio dos metalúrgicos de Caxias do Sul continua indefinido

Não houve acordo no dissídio dos metalúrgicos de Caxias do Sul (RS).Em assembleia realizada neste sábado (24), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul, os trabalhadores decidiram que tentariam avançar nas negociações e se reunir novamente no próximo sábado para reavaliar a proposta do Simecs, apresentada na sexta-feira (23). Cerca de 400 trabalhadores participaram da assembleia.

O Simecs propôs reajuste de 8,1%, sendo que, desse total, 5,31% correspondem à inflação e 2,7 % se referem a aumento real. Ele também pediu que o reajuste fosse repassado para a folha de pagamento dos funcionários em duas etapas, em agosto e setembro.“Nós achamos que existe espaço para melhorarmos essa proposta. Por isso, entendemos que não deveríamos assinar um acordo com o Simecs nesse momento”, defendeu o presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos, Leandro Velho.

As últimas negociações entre o sindicato dos trabalhadores e o patronal tiveram avanços para os funcionários. O Simecs aceitou algumas das cláusulas sociais, consideradas importantes pelo Sindicato dos metalúrgicos, como o aumento da licença-maternidade de quatro para seis meses e o pagamento de um auxílio-creche correspondente a 10% do piso da categoria para mães com filhos de até três anos e meio que não estão em escolinha, mas ficam sob os cuidados de uma avó ou uma vizinha.

Fonte: Marcio Schenatto