Sem acordo, rodoviários de Alagoas podem deflagrar greve

Os representantes dos trabalhadores do transporte rodoviário de Alagoas estiveram reunidos na segunda-feira (26), com os empresários do setor na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT), no bairro da Mangabeiras, para tentar chegar a um acordo em relação a aumento salarial, plano de saúde e ticket alimentação. Caso as duas partes não entrem em consenso, os rodoviários devem paralisar as atividades já na próxima semana.

De acordo com o Sinttro (Sindicato dos Rodoviários, a reunião, mais uma vez, não teve rendimento. Os empresários são irredutíveis em relação a aumento de salário. A categoria pede um reajuste de 16%, mas os empresários dizem que só podem oferecer, no máximo, 5%. Segundo eles este seria um valor justo, já que este percentual corresponde à inflação acumulada (com base na economia do país e estado) e divulgada pelos governos federal e estadual.

Segundo os dirigentes, os trabalhadores do setor de outros estados tem uma realidade salarial muito discrepante da realidade da dos trabalhadores de Alagoas.

Plano de saúde

Apesar do trabalho cansativo, estressante e altamente arriscado, a categoria não possui plano de saúde. Motoristas e cobradores andam pelas ruas de Maceió, muitas vezes, em ônibus sucateados, com motores antigos que produzem um barulho. Futuramente estes rodoviários podem sofrer problema de surdez. Além disso, tem o risco dos assaltos, onde os trabalhadores podem serArquivo – Alain Lisboa

O procurador Rodrigo Gazzanéo intermedia as negociações e propõe nova reunião nesta quarta-feira, 28, às 14h esfaqueados ou mesmo alvejados com tiros de arma de fogo.

Ticket de alimentação

Este quesito foi o único em que os empresários resolveram voltar atrás. Antes, eles ofereceram aumento irrisório de R$10,00. Na reunião de ontem, este valor passou para R$30,00.

Greve pode estar próxima

Uma nova audiência está marcada para amanhã (28), também na PRT, às 14h. A reunião foi marcada com base numa proposta do procurador do trabalho Rafael Gazzenéo depois das irrelevantes discussões de ambas as partes.

Sexta feira (30) é o prazo final das negociações referentes à discussão da data-base 2010/2011 da categoria. No sábado (31), caso nada seja resolvido, os rodoviários farão uma assembleia para definir outras medidas e, até mesmo, uma data para a próxima greve da categoria.