Profissionais da educação de Vila Velha promovem greve a partir de terça (03)

Os profissionais da educação do município de Vila Velha (ES) anunciaram que vão entrar em greve na próxima terça-feira (03), por tempo indeterminado. A paralisação vai acontecer devido as reivindicações da classe que não foram atendidas pela Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV).

As reivindicações são várias e entre elas está o estatuto e a progressão por mérito que segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), a PMVV não realiza desde 2009. “Estamos reivindicando reajuste salarial de 51%, retroativo ao mês de maio, eleição para diretor, averiguação da verba municipal utilizada na reforma da escola particular Camões, além de estatuto e progressão por mérito que a prefeitura deveria ter concedido desde 2009 e não aconteceu. Por isso, vamos entrar em greve e por tempo indeterminado”, afirmou o diretor municipal do Sindiupes de Vila Velha, Alexandre Carniele.

O sindicato e a prefeitura já se reuniram no dia 16 de junho para deliberarem as propostas e a possibilidade de um acordo, mas os 4,6% de reajuste salarial ofertado pela PMVV foi negada. O sindicato dos profissionais da educação não aceitou já que a proposta foi menor que a de outros municípios.

“Diante das péssimas condições de trabalho e da política de desvalorização da PMVV, não pudemos aceitar esse reajuste que é muito diferente do que estamos pedindo. Além disso, outros municípios tiveram um reajuste muito maior, como o do município de Cariacica que a prefeitura ofereceu 8%”, comentou o diretor Carniele.

Antes de o movimento grevista entrar em ação, o Sindiupes vai deliberar em assembléia uma contraproposta para apresentar a PMVV, na próxima segunda-feira (02).

Fonte: Renée Staudinger