Intelectuais e Artistas divulgam declaração em apoio ao governo venezuelano

A Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade divulgou nesta semana uma declaração de apoio ao governo venezuelano em relação à recente tensão criada pela Colômbia.

De acordo com o documento, essa conduta, liderada pelo presidente colombiano Álvaro Uribe, “se inscreve claramente em uma estratégia de hostilidade contra a revolução bolivariana e de quebra da unidade dos povos de Nossa América”. Tal conduta, segundo os apoiadores do governo venezuelano, “merece o rechaço absoluto da comunidade internacional e obriga os homens e mulheres de consciência, assim como os governos livres do continente e de todo o mundo a radicalizar seu compromisso com a paz”.

Leia abaixo a íntegra da declaração:

A Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade, comprometida com a paz, a soberania dos povos e a construção de uma sociedade de justiça e de igualdade, rechaça categoricamente a infundada acusação emitida no último dia 22 de julho pelo Embaixador da Colômbia na Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Alfonso Hoyos, que, a partir de uma projeção internacional dos já tradicionais “falsos positivos”, pretendeu responsabilizar a República Bolivariana da Venezuelana por uma situação de conflito estritamente interno que afeta ao povo colombiano desde os anos 60, e que já tirou a vida de dezenas de milhares de colombianos, assim como a mudança e a imigração de milhões de pessoas — situação que se mantém até agora irresolúvel.

Essa conduta, que se inscreve claramente em uma estratégia de hostilidade contra a revolução bolivariana e de quebra da unidade dos povos de Nossa América, desenhada e dirigida desde o Departamento de Estado do qual Álvaro Uribe se tornou o principal agenda, não apenas ofende a dignidade e atenta contra a soberania da República Bolivariana da Venezuela como também põe em perigo o bem-estar e a tranquilidade dos povos do continente.

Diante de tal arremetida, respaldamos a decisão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frías, de romper relações com o atual governo da Colômbia, ao mesmo tempo em que chamamos a comunidade internacional a somar esforços para pôr fim a essa escalada de agressões, assim como a apoiar os esforços por uma solução política negociada do conflito na Colômbia, que ponha fim definitivamente à violência e ao sofrimento do povo colombiano, a respeito do qual a recente descoberta de dois mil cadáveres na maior fossa comum já encontrada em nossa América é a última de suas expressões.

Tal conduta merece o rechaço absoluto da comunidade internacional e obriga os homens e mulheres de consciência, assim como os governos livres do continente e de todo o mundo a radicalizar seu compromisso com a paz, a unidade e a definitiva emancipação dos povos no que diz respeito a toda expressão de domínio imperial.

Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade