‘Sindijor na luta’ tem 99,25% dos votos da categoria, mas eleição não atingiu quórum

 

A chapa “Sindijor na Luta”, que concorre à reeleição pelo Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, obteve 99,25% dos votos válidos ao fim da apuração, na noite de ontem, 29/7, da eleição para renovação dos quadros diretivos do sindicato. Entretanto, o quórum necessário para homologar a eleição não foi atingido. O estatuto da categoria exige que, em caso de eleição com chapa única, os votos computados devem somar 50% mais um do número de votantes aptos a votar.

“Infelizmente, apesar de todo o trabalho e esforços feitos ao longo de dois dias, o quórum não foi atingido. Mesmo com o respaldo da categoria, que votou quase 100% na nossa chapa, pela falta de quórum, teremos que realizar uma outra eleição”, explicou George Washington, presidente do Sindijor, que concorria à reeleição.

Para ele, um dos principais motivos para o pouco interesse da categoria em participar da eleição é o reflexo negativo que teve a decisão do Supremo Tribunal Federal que retirou a exigência de diploma em jornalismo para o exercício da profissão.

“A decisão teve um impacto tremendo na categoria. Muitos acreditam que não há mais o que fazer para mudar essa realidade, mas se enganam. O sindicato é um dos últimos instrumentos de luta da categoria para enfrentar o patronato e reverter esse quadro. Pena que tenha havido pouca compreensão disso por parte dos trabalhadores jornalistas, que tem se afastado do sindicato”, afirmou.

Washington informa que a Comissão Eleitoral deve chamar uma nova eleição para daqui a 30 dias. “Até lá, vamos buscar conscientizar mais os jornalistas a participar da eleição do seu sindicato, porque o Sindijor não é meu, nem de ninguém, é de todos os jornalistas. E como diz o ditado, ‘andorinha só não faz Verão’”, disse.

Para a eleição da Fenaj, a Chapa 2 – LutaFenaj!, de oposição, ficou com 96,26% dos votos válidos, e a Chapa 1 – “Virar o jogo”, da atual direção da Fenaj, obteve apenas 2,23% dos votos.

Fonte: Sindijor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.