Trabalhadores hoteleiros comemoram fechamento de convenção

Os trabalhadores do segmento hoteleiro estão comemorando o êxito do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado da Paraíba (SindHotel) nas negociações relacionadas à ‘Campanha Salarial 2009/2010’.

A convenção trabalhista foi fechada e assinada no último dia 19 e os trabalhadores receberam a primeira parcela do retroativo já no pagamento mensal do mês de julho. As outras duas parcelas serão pagas em agosto e setembro. “Mantivemos e garantimos todas as cláusulas anteriormente pactuadas”, comemora Geraldo Lima, presidente do SindHotel.

Nesta semana, o SindHotel dá início ao processo da ‘Campanha Salarial 2010/1011. “Estamos preparando a pauta de reivindicações para ser encaminhada ao sindicato patronal. Ainda não temos definido o índice de reajuste a ser reivindicado”, afirma o presidente Geraldo Lima, lembrando que na convenção anterior, fechada há poucos dias, o índice de reajuste foi de 7% para quem já recebia acima do piso salarial que era, na época do início da campanha salarial, em R$ 465,00.

No início do mês de julho, a direção do SindHotel chegou a dar um prazo de 15 dias para que o sindicato patronal cumprisse a negociação coletiva relacionada à ‘Campanha Salarial 2009/2010’, que havia sido realizada durante mesa-redonda na Delegacia Regional do Trabalho na Paraíba (DRT-PB) no mês de março.

Se não houvesse uma decisão dentro daquele prazo, o SindHotel iria dar início a uma mobilização da categoria durante este mês de agosto, programando para a primeira semana de setembro uma paralisação total dos trabalhadores do segmento de bares e hotéis de João Pessoa. “Mas não foi preciso e conseguimos fechar a convenção. Agora, vamos dar início a outra campanha”, adianta Geraldo.