Bancários de Feira realizam protesto na Caixa Econômica Federal

O Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizou nesta terça-feria (17), manifestação nas agências da Caixa Econômica Federal.

Os sindicalistas distribuirão manifesto aos clientes e funcionários relatando o que a caixa vem fazendo com a clientela e funcionários.

Discursos foram feitos no sentido de orientar os clientes sobre seus direitos e denuncias de como a Caixa vem tratando o seu quadro de pessoal.

O Sindicato cobrou da Caixa a promessa feita na mesa da última campanha salarial que se comprometeu a chamar 5(cinco mil ) concursados até hoje não o fez e os funcionários estão tendo que se desdobrar para atender o crescimento de 44% de 2009 para 2010.
Leia abaixo o manifesto:

A CAIXA ECONÔMICA DISCRIMINA CLIENTES, ASSEDIA E DISCRIMINA FUNCIONÁRIOS.

MENSAGEM AOS CLIENTES E FUNCIONÁRIOS

CLIENTES

A Caixa Econômica que obteve R$1,7(milhão) de lucro no 1º semestre e crescimento de 44%, que faz uma grande mídia “VEM PRÁ CAIXA VOÇÊ TAMBEM”, na teoria e na televisão é lindo, mas, a realidade é que os clientes imaginam quando eles vêm a Caixa e se deparam com os estagiários preparados para evitar que os mesmos adentrem ao interior da agência. Vejamos abaixo alguns itens que o banco pratica com quem paga taxas e tarifas altíssimas. O banco é já pago para atender os clientes/usuários. Mesmo que seja o pagamento de uma duplicata, um boleto, pagamento de aposentaria ou pensão, bolsa família e outros. A Caixa recebe por esses serviços e, ainda assim, expulsa os clientes dos guichês:

Impede que os clientes adentrem as agências para pagamento de boletos ou duplicatas desrespeitando o direito do consumidor;

Não cumpre a Lei dos 15 Minutos e, ao invés de convocar os 5.(mil) concursados prometidos na campanha salarial de 2009 e aumentar o número de caixas, diminui a quantidade de guichês e retiram até caixas das agências.

Inventaram HORA MARCADA para burlar a Lei dos 15 Minutos. Isso seria uma opção e não uma imposição como fazem os POSSO AJUDAR da Caixa. Clientes as vezes perdem o dia inteiro por causa da tal HORA MARCADA. Não aceitem.

Obrigam o consumidor, inclusive idosos, a retirarem valores em auto-atendimento, casas lotéricas, sem nenhuma segurança, os deixando expostos a marginais;

Obrigam os clientes adquirirem produtos através de vendas casadas que é proibido pelo Banco Central

Desrespeita as orientações da FEBRABAN que diz em sua cartilha que o usuário não é obrigado a utilizar a correspondente, casas lotéricas, banco popular e outros não devendo ser privado de atendimento no interior da agência;

Distribui senha para atendimento em carteiras alegando que a senha só serve para os caixas. “MENTIRA”; Na verdade a Caixa teria que dobrar ou triplicar o número de funcionários para atender tantas carteiras (Créditos Consignados, Habitação, Automóvel). Os gerentes levam em média 30 a 40 minutos para simples atendimento

Colocam terceirizados para atender ao público, os explorando e não pagando salário de bancário, burlando a Lei;

Não atende clientes com retiradas especiais em local seguro, os expondo as práticas da “saidinha bancárias” que tem gerado até morte.

Enfim, esses são alguns poucos exemplos de como os clientes são tratados pela Caixa Econômica Federal.

FUNCIONÁRIOS

Os funcionários, responsáveis diretos pela lucratividade da empresa, além de desenvolverem as suas funções diárias, que não são poucas, agora estão tendo que vender produtos, o que está gerando muito estresse e descontentamento devido às pressões pelo cumprimento das metas. Vejamos alguns itens que a Caixa impõe a seus funcionários

Trabalhar fora do horário de expediente devido a demanda e a falta de funcionários;

Funcionários que continuam no Plano de Previdência Complementar, o REG REPLAN, são impedidos de ter acesso ao novo PFG (Plano de Função e Gratificação);

Os funcionários, em especial os gerentes, estão sendo vitimas de assédio e estão adoecendo devido a pressão;

Essa é Caixa Econômica Federal que abusa dos clientes e não trata seus funcionários com a devida valorização. Mas nós, do Sindicato dos Bancários, sempre estaremos atentos e dispostos a proteger a categoria e a razão de seus empregos: O Cliente!

O Sindicato encaminhará correspondência ao Procon, Ministério Público e a Superintendência Regional do Trabalho, denunciando, mis uma vez, os fatos, para que os mesmos intervenham em favor dos usuários e funcionários coibindo esses abusos.

Fonte: SEEB:Feira de Santana-Bahia