A ignorância de Sayad não pode comprometer a TV Cultura

Susto. Estarrecimento. Tristeza. Revolta. Há uma lista muito maior de adjetivos que podem descrever o que milhares de internautas sentiram ao tomar conhecimento da ignorância do novo presidente da TV Cultura, João Sayad, em relação a um dos maiores personagens da música e da cultura do país nas últimas décadas: Fernando Faro.

Vale a pena reproduzir aqui a cena ocorrida nesta semana na sede da TV Cultura, conforme publicado pelo jornalista Luis Nassif, em seu blog:

Em reunião ontem, na TV Cultura, com o pessoal da área de musicais, João Sayad afirmou que o programa “Ensaio” – o mais importante programa de música da história da televisão brasileira – está ultrapassado e será revisto, porque ele não gosta e o modelo é de quarenta anos atrás.

Um dos funcionários rebateu:

– O senhor é um economista, acostumado com calculadoras e planilhas.  Nós aqui dos musicais estamos acostumados com sonhos, música e sentimentos. E a gente se espelha não em números, mas nesse senhor aqui do lado, que se chama Fernando Faro.
Justamente o pai do “Ensaio” e do programa “Mobile” (que foi desativado).

Sayad virou-se para um assessor do lado e cochichou:

– Quem é?

Sayad é economista de formação, mas isso não o livra de ser um alienado cultural. Talvez ele não seja fã de música; talvez não dê a menor bola para a qualidade do que já foi e pode vir a ser produzido pela TV Cultura. Mas, nesse caso, um sujeito com suas características não poderia ser escolhido pelo governo estadual para ocupar um cargo dessa importância.

O novo presidente da emissora já vinha demonstrando ao longo das últimas semanas completo descaso em relação à demissão de mais de mil profissionais, além de não negar que sua principal missão era a de “racionalizar” a administração da TV Cultura, ao melhor estilo tosco-burocrata, capaz de enxergar à sua frente apenas números e cifras, ignorando por completo a história e o potencial de um canal que já foi referência e ainda é um oásis na TV aberta brasileira.  

Agora, no entanto, Sayad evidenciou o descaso com que a cultura – em seu sentido mais amplo – é tratada pela administração do PSDB. Sua ignorância em relação a Fernando Faro não seria um crime imperdoável, fosse esse um fato isolado. Mas não o é. Programas como o “Manos & Minas”, importante vitrine para o mundo do hip hop, e as intervenções políticas no jornalismo da emissora tornam seu desconhecimento inadmissível.

A quem possa interessar

No ar desde a década de 70, “Ensaio” passou a ser transmitido pela TV Cultura em 1990. Criado por Fernando Faro, o programa é conhecido por resgatar a memória viva da Música Popular Brasileira a partir de um formato inovador e intimista, que permite ao artista falar e mostrar sua obra, sem que as intervenções do apresentador sejam ouvidas pelo telespectador.

“Ensaio” vai ao ar sempre às quartas-feiras, às 23h. Uma rápida consulta à programação do mês de agosto e das últimas permite notar a riqueza que deixar a ser transmitida graças à ignorância de Sayad:

9 de maio – Dominguinhos
23 de maio – Almir Guineto
30 de maio – Renato Teixeira
6 de junho – Dori e Danilo Caymmi
4 de agosto – especial Adoniran Barbosa (1972)
17 de agosto – Hermeto Pascoal

Veja abaixo trecho do programa com Maria Bethania, gravado em 1993:

{youtube width=”510″ height=”300″}N10sJHfrDRM{/youtube}

 


Fernando Damasceno é jornalista do Portal CTB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.