OlhoMundo realiza intervenção artística em Teresina

No último sábado (14), às vésperas dos 158 anos de Teresina-Pi o Coletivo OlhoMundo realizou uma intervenção artística no Centro do cidade. Os artistas se dispuseram na frente de alguns estacionamentos e ficaram a “pintar” as fachadas dos antigos casarões que foram derrubados para se transformarem em estacionamentos, na intervenção constou ainda a colagem de cartazes em casarões que ainda não foram derrubados com a seguinte frase “Futuras instalações de estacionamentos”.

Para Beto Cavalcante Coordenador do Coletivo OlhoMundo a intervenção é “para acordar os gestores públicos a fim de que adotem as medidas de ordem legislativa, administrativa, financeira e educativa necessárias à prática de uma política de conservação, pois essa preservação depende, em grande parte, da conscientização da sociedade na valorização destas construções e de suas responsabilidades no planejamento urbano”.

Gardiê Silveira, Coordenador do CUCA-PI relata em seu artigo “Teresina tomba o seu patrimônio arquitetônico” o seguinte: a capital do Piauí – Teresina – digamos que seja uma campeã no quesito tombamento de patrimônio arquitetônico, o tombamento ao qual me refiro, não é aquele “ato administrativo” realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. O tombamento aqui explicitado é aquele do verbo “tombar”, isso mesmo – “tombar” –  o mesmo que: deitar ao chão, derrubar, fazer cair, declinar o nosso patrimônio arquitetônico.

A ação do Coletivo OlhoMundo não é com intuito de indicar nenhum responsável por esses “tombamentos”, pois sabemos que não é de hoje suas ocorrências. O certo é que não temos um patrimônio arquitetônico preservado e não podemos admitir, a não-existência de um órgão competente que trabalhe a preservação do patrimônio arquitetônico que é a expressão insubstituível da riqueza e da diversidade da cultura de nosso povo e o testemunho presente da história e de sua importância em nossa vida.

O Coletivo OlhoMundo é integrante do Centro e Circuito Universitário da União Nacional dos Estudantes – CUCA da UNE no Piauí.

Intervenção critica destruição do patrimônio de Teresina

Gardiê Silveira, Coordenador do CUCA-PI relata em seu artigo “Teresina tomba o seu patrimônio arquitetônico” o seguinte: a capital do Piauí – Teresina – digamos que seja uma campeã no quesito tombamento de patrimônio arquitetônico, o tombamento ao qual me refiro, não é aquele “ato administrativo” realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. O tombamento aqui explicitado é aquele do verbo “tombar”, isso mesmo – “tombar” –  o mesmo que: deitar ao chão, derrubar, fazer cair, declinar o nosso patrimônio arquitetônico.