Bancários da Bahia: Lucros reforçam aumento real

A divulgação dos balanços semestrais mostrou que o lucro dos bancos que atuam no Brasil continua em escala ascendente. Em todas as organizações, o crescimento dos ganhos foi superior aos 11% de reajuste salarial reivindicado pelos bancários na campanha salarial – reposição da inflação e aumento real.

Em bancos como o Itaú e a Caixa, este crescimento ultrapassa os 40%, o que coloca por terra qualquer tentativa dos banqueiros de usar a falta de condições financeiras para conceder um aumento maior. Não há justificativa também para negar uma PLR (Participação nos Lucros e Resultados) melhor, que faça jus à importância dos trabalhadores nos ganhos alcançados pelas empresas. Juntos, os maiores bancos em atuação no país somam 21,3 bilhões de lucro.

O cenário comprova a pertinência da pauta de reivindicações da categoria, que exige também mais investimentos em segurança, na saúde e melhoria nas condições de trabalho nas agências.

Mas, os bancários sabem que mesmo diante de números tão positivos os bancos vão sim dificultar as negociações e tentar oferecer um reajuste maior. Por isso a hora é de mobilização e de entrar com força na campanha salarial. Na Bahia, o lançamento da campanha será na sexta-feira, às 11h, no Comércio, enquanto a primeira rodada de negociação com a Fenaban acontece no dia 24 de agosto, em São Paulo.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.