Sapateiros gaúchos conquistam 7% de aumento

Na quarta-feira (19.08) aconteceu no  Salão Nobre do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom (RS) a assembleia para apreciar a contra-proposta patronal com relação ao dissídio 2010.

O Sindicato dos Sapateiros mobilizou os trabalhadores para participar da reunião. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente em exercício Julio Lopes Luz.  Na mesa oficial também participaram: Jaqueline Aurélia Dienstmann; secretária geral, Sérgio Seibert; vereador do PSB, Victor de Souza; vereador do PC do B, Sirlei Soero e Rejane Freitas; dirigentes sindicais.

Após uma ampla explanação por parte do presidente Julio Lopes Luz sobre o andamento do dissidio foi apresentado a proposta patronal que consiste em 7% de aumento , mais 8m65% no Piso Salarial e auxilio creche de R$ 85,00 (13,33%).  Ao final, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores.

Segundo Juarez Flor “Juarezão”, dirigente sindical, a proposta vinda do patronal não era a ideal, mas em função da deflação que aconteceu nos últimos dois meses, a inflação ficou em 4,44% e o índice de 7% é uma conquista, além do  auxilio creche  ter sido aumentado, significando avanços, alertou Juarezão.

dissidio_sapateiros
Já o presidente em exercício Julio Lopes destacou que o Sindicato num primeiro momento lutava por 12% de aumento, porém com a deflação a meta seria um aumento de 10%. “A gente buscou a unidade da categoria, esteve nas portas de fábrica dialogando com os sapateiros. Também negociamos com o patronal, dentro do respeito mútuo sempre alicerçado no diálogo. No final a proposta não era a que queríamos realmente, mas entendo que houve avanços, pois conseguimos em torno de 2,5% de aumento e obtivemos avanços na questão da creche e do Piso Salarial.

Nossa luta continua em defesa de melhores salários, condições de trabalho e respeito aos nossos direitos. O índice de 7% acredito que será um dos melhores senão o melhor Dissidio do Estado na área calçadista. O sapato vive um grande momento  e isto precisa se refletir na vida dos sapateiros com aumento e qualidade de vida. Nossa luta vai continuar”, afirmou Júlio.

Como fica com o aumento:

Padrão hoje é de R$ 3,01 por hora = R$ 662,20 por mês,  com 7% de aumento passa para R$ 3,22 por hora = R$ 708,40 por mês.

Piso Salarial hoje é de R$ 2,44 por hora = R$ 536,80 por mês com o aumento de 8,65% passa para R$ 2,65 por hora = R$ 583,00 por mês.

Auxilio Creche hoje é de R$ 75,00 e com aumento de 13,33% passa para R$ 85,00 por mês.